Ceratocone

É uma condição ocular, não tão rara, em que o tecido transparente na superfície anterior do olho (córnea) se curva para fora. Com isso, a córnea afina e se projeta para fora em forma de “cone”.

Suas causas ainda não são totalmente conhecidas, mas existe importante relação com o ato de coçar os olhos (alergia ocular). Além disso a herança genética deve ser considerada.

Geralmente os sintomas aparecem já no final da adolescência ou no início da vida adulta e incluem:

• Visão turva e "borrada" com presença de “imagem fantasma”.
• Sensibilidade a claridade (fotofobia).
• Espalhamento da luz noturna.

Inicialmente, a visão pode ser corrigida com a utilização dos óculos ou lentes de contato gelatinosa. Em outros, torna-se necessária a adaptação de lente de contato rígida corneana especial ou Lentes Esclerais que trazem excelentes resultados visuais.

Outras opções de tratamento incluem: a utilização do laser para Implante do Anel Estromal (incluindo os assimétricos) e o Transplante de Córnea, cada vez menos necessário e indicado.

Por fim, para casos onde se observa e documenta a progressão, o crosslinking poderá ser indicado para controle do avanço da curvatura.

"Importante lembrar que a avaliação é realizada de modo individualizado, ético e humanizado, para oferecer a cada paciente o que existe de mais efetivo e avançado para o tratamento do seu ceratocone."

PRINCIPAIS SERVIÇOS

Ceratocone

É uma condição ocular, não tão rara, em que o tecido transparente na superfície anterior do olho (córnea) se curva para fora...

Lente Escleral

Atualmente, dispomos dessa nova tecnologia no universo das lentes de contato rígidas. Essas lentes se apoiam exclusivamente...

Ortoceralogia

A Ortoceratologia é uma área da ciência oftalmológica, que estuda o tratamento temporário da miopia por meio de lentes...

Controle Miopia

Atualmente estamos vivendo uma epidemia no desenvolvimento e progressão das miopias em crianças e adolescentes...